segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Minha Cidade

            Cidreira é a mais antiga praia do Litoral Norte do RGS, fica aproximadamente 100km  de P.Alegre.
Tem vários pontos Turisticos: lagoas , Plataforma de Pesca, Farol, Cocha Acústica, Prefeitura e tambérm as Dunas que são consideradas as maiores da América Latina. Tem uma população aproximadamente 10.000, chegando em alta temporada 130 mil. No verão tem muitos eventos, fazendo que com isso a população aumente, mas no inverno a cidade é pacata, as lojas fecham cedo e muitas nem abrem.
                Cidreira tem 4 escolas municipais, 2 escolas Estaduais e 3 escolinhas infantis, tem também uma Unidade da Universidade Estadual do RGS.
                A Padroeira da cidade é Nossa Senhora da Saúde, que tem seus festejos em novembro começando dia 15 ate o dia 20 de novembro, com procissões, jantares, bingo e no domingo o encerramento com carreata e uma grande festa.

 Prefeitura de Cidreira

 Cocha Acustica, é a onde acontece os eventos musicais no verão.
    
                                                  Igreja Nossa Senhra da Saúde
A  Secretaria de Educação do Municipio está oferecendo aos professores da rede municipal um curso de Libras, que iniciou na segunda-feira passada.
  No nosso municipio tem o CAE, que atende os alunos  especiais, onde tem uma equipe, com psicologa, fonodiologa,profesor especializado e fisioterapeuta, esses profissionais na maioria não são moradores do municipio e sim dos municipios vizinhos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Minha Escola

 Minha escola é a  Escola Estadual de Ensino Fundamental Herlita Silveira Teixeira (CIEP), tem  680 alunos de pré a 8ª série. É uma escola muito ampla com laboratório de informatica, biblioteca, sala Pedagógica, sala de Audiovisual, laboratório de ciências, refeitório, um pátio bem grande interno outro  externo com pracinha, campo de futebol, enfim uma escola com uma estrutura muito boa.
Vem desenvolvendo vários projetos: Tem a escola aberta, alunos solidários ( que são alunos da 5ª série a 8ª série que  em turno inverso ajudam na recreação, com reforço, nos labóratórios, tem também alunos em ação que são os alunos com problemas de disciplina que também participam auxiliando no  turno inverso.
  A escola este ano foi contemplada com  Mais educação que começará a funcionar a partir de 2012, que é o turno integral. Estamos montando uma sala de recursos.
   Aqui no nosso município considero a melhor escola, isso pode  ser visto pelos resultados  do IDEB.
Nossa escola  ainda não está com a sala  multifuncional ou sala de Recurso pronta, já temos algum material como jogos, computador, impressora em braile, mas o processo ainda esta em andamento. Temos como toda escola, alunos com  vários problemas de aprendizado,   e falta profissionais para  nos ajudar, nosso municipio tem o CAE,  que faz esse atendimento, pois tem psicóloga, psicopedagoga, fisioterapeuta, mas  as vagas são limitadas para as escolas estaduais, já que pertence ao municipio a preferencia e dos alunos  municipais e a demanda é muito grande.


No dia 25 de outubro a Escola Herlita completou 17 anos, foram realizadas várias homengens para comemorar esta data. Foi feita uma hora cívica no pátio central com diversas apresentações.
Esse é Diego  um aluno  que  tem problemas motores, tem baixa visão,  sua coordenação é bem comprometida, é cadeirante, mas alguns dias vem tentando usar andador, frequenta o CAE  uma vez por semana fazendo fisioterapia. Fala pouco, pois tem bastante dificuldade. É um menino alegre e muito inteligente. Na escola todos  estão sempre pronto a  ajudá-lo.



Diego vem desenvolvendo alguns trabalhos junto comigo: Já  usamos o teclado virtual várias vezes para digitar alguns trabalhos de Português,  fez também atividades com os PECs, acessamos a internet e  criamos um e-mail.     Devido a sua dificuldade em enxergar precisa muito de ajuda na hora de digitar.


    
Este outro aluno abaixo é o Gregóri que frequenta a 5ª série, que   tem problemas  motores, mas somente nas pernas, já fez cirurgias, usou cadeira de rodas por muitos tempo,  hoje já usa muletas, se locomove sozinho pela escola.
Estuda na escola desde o Pré,  a famí lia o carregava,  e na hora do recreio  a mãe  sempre vinha para levá-lo ao refeitório  e ficar  com ele durante o  recreio,  isso  aconteceu até  3ª série, depois começou  a usar a cadeira de roda  onde seu pai é que o  trazia.  Sempre foi um aluno  muito participativo. Foi meu aluno na 1ª série, onde se alfabetizou ligeirinho. Na sala nos tinhamos um banquinho onde ele colocava seus pés.
Essa é a minha turma do 2º ano  de alfabetização que é composta por 20 alunos . Onde tem crianças com sérios problemas de aprendizado: défict de atenção, hiperatividade, alunos que tomam medicamentos,
 que frequentam psicólogas, psiquiatras,   uma turma digamos assim,  normal nos dias de hoje.